domingo, 19 de fevereiro de 2012

NOVA ACADEMIA HUMANÍSTICA, ARTÍSTICA e LITERÁRIA “LÍTERO CULTURAL”

HISTÓRICO DA PÁGINA MOMENTO LÍTERO CULTURAL

Em maio de 1969, o jornal Alto Madeira, fundado em 15 de abril de 1917, começou a editar “PÁGINA LITERÁRIA”, uma iniciativa da pioneira da cultura impressa no Estado de Rondônia ELIZABETH COSTA ( falecida em novembro de 2005 ) e JOSÉ INÁCIO RESCH.
Tempos depois surgiu “ESTANTE DE CULTURA”, editada por KLEON MARIAN ( falecida em novembro de 2005 ) que, a partir de 1984, passou a chamar-se “MOMENTO LÍTERO CULTURAL”, sob a coordenação de JOTATÊ e do saudoso Dr. JAYME FERREIRA ( falecido em 03 de outubro de 2002 ).
A partir de 15 DE AGOSTO DE 1991, semanalmente, esse trabalho passou a ser coordenado por JOSÉ AILTON FERREIRA “BAHIA” ( 09 / 01/ 1951 – 21 / 09 / 2005 ) e SELMO VASCONCELLOS.
Em 16 de abril de 1999 a página passou a ser chamada de “LÍTERO CULTURAL”, ainda coordenada por SELMO e “BAHIA”.
No dia 28 de julho de 2000, SELMO passou a coordenar a página “LÍTERO CULTURAL” e “BAHIA” com a página “RE-CRIAÇÃO” até os seus últimos dias de vida.

8 comentários:

  1. Anita Costa Prado disse...
    É com imensa satisfação que vejo meu nome vinculado a Academia que fortalece
    ainda mais as raízes culturais e artísticas, amplamente divulgadas pela coluna que se tornou o porto seguro para muitos.
    Eu é que tenho que agradecer a acolhida contínua.
    Selmo Vasconcellos sabe que todos os poetas e artistas que tiveram espaço no Jornal Alto Madeira, muitas vezes não tiveram melhor receptividade em demais publicações de tiragem alta e sensibilidade baixa...
    30 de maio de 2009
    ******
    Idalina de Carvalho disse...
    Selmo,
    que iniciativa maravilhosa! Conseguiu reunir aqui representantes dos mais significativos do meio literário atual.
    Fazer parte da ACADEMIA HUMANÍSTICA, ARTÍSTICA e LITERÁRIA “LÍTERO CULTURAL” é motivo de muita honra para mim.
    Parabéns! E obrigada por me considerar merecedora desta bela homenagem.
    30 de maio de 2009
    *****
    Marisa Zanirato disse...
    Parabéns, Selmo, por mais esta brilhante e surpreendente iniciativa de divulgação literária.
    Agradeço a inclusão do meu nome, como correspondente, da ACADEMIA HUMANÍSTICA, ARTÍSTICA e LITERÁRIA "LÍTERO CULTURAL", fato que se deve muito mais à sua gentileza do que à minha escassa produção literária.
    Abraços a você e a todos os autores homenageados nestas páginas.
    Marisa Zanirato.
    30 de maio de 2009
    ******
    Eurídice HESPANHOL disse...
    Parabéns Selmo!!
    Como está bonito este espaço!
    Brilhante, recheado de amigos e grandes poetas!
    Gratificante ver tantos nomes de talento reunidos em um só lugar.
    Mais uma grande obra!
    Parabés!!!
    Eurídice Hespanhol.
    30 de maio de 2009
    *****
    Carmen Regina Dias disse...
    É uma honra estar aqui saboreando esta trajetória literária, tão bem organizada por ti, Selmo.
    Sinto-me acrescida em meus anelos de investir cada vez mais em minha própria alma de poeta, trazê-la à produção, para estar merecedora de uma realização como esta.
    Quero conhecer cada uma dessas pessoas talentosas e diferenciadas em sensibilidade
    e arte, saber mais e mais de seu trabalho, sua dedicação, sua expressão na dimensão
    da palavra.
    Agradeço por me convidar, querido, Deus permaneça te abençoando sempre e sempre...
    30 de maio de 2009
    *****
    Yonne Santiago disse...
    Caro amigo, Selmo Vasconcellos!
    É com imenso prazer que venho visitar este espaço,
    e trazendo à memória nossos encontros virtuais, pessoais, culturais e literários, e tendo presente aqui tantos amigos.
    Quero agradecer também, nesta oportunidade, por ter publicado alguns de meus textos no Lítero e em páginas virtuais.
    Você está construindo história. Parabéns!
    31 de maio de 2009
    *****
    ronaldo franco ( RF) disse...
    Parabéns ao Quixote Selmo Vasconcellos, -pela (sempre) divulgação cultural do nosso país;pelo blog tão bem elaborado.
    Abraços de Belém do Pará.
    Do seu sempre amigo > Ronaldo Franco.
    E estou (com muito prazer) seu seguidor.
    31 de maio de 2009.
    *****
    Sônia C. Prazeres disse...
    Olá Selmo!
    Seu trabalho é mesmo surpreendente. Você é incansável. Parabéns por sempre se preocupar em reunir tanta gente boa...tanto berço de poesia.
    Abraço enorme
    31 de maio de 2009

    ResponderExcluir
  2. Teresa disse...
    Selmo!
    Quero dizer que te admiro muito, por tua cultura e pela importância que tens dentro do mundo das letras.Portanto, parabéns e parabéns sempre, por este espaço e por tudo que tu tens a nos oferecer.
    Te vejo como um símbolo cultural. Portanto, só tenho a agradecer-te!
    Beijo!
    31 de maio de 2009
    *****
    Thiers disse...
    To aqui Selmo dando uma força para seus empreendimentos. Pode contar comigo amigo
    31 de maio de 2009
    *****
    Angela Nadjaberg Ceschim Oiticica disse...
    Maravilhoso momento, essa sua dedicação a todos que se deleitam nesta magia chamada versos.
    Parabéns Selmo por todas estas vibrantes páginas cheias de emoções...
    31 de maio de 2009
    *****
    SIGRID SPOLZINO disse...
    Mas, é chão...né, poeta???? rsrs
    Quero teu caminhar seguro de mãos dadas com teus bons amigos e parceiros! Sucesso em mais este teu empreendimento! Baci, amigo Selmo
    31 de maio de 2009
    *****
    Concha Rousia disse...
    Meu querido amigo de além-mar,
    É com imenso prazer que eu leio meu nome entre o dos ilustres poetas e artistas brasileiros.
    Fico muito feliz, e nem é apenas por mim, pela minha pessoa, familiares e amigos... Eu fico muito feliz, e grata, pela Galiza inteira que tanto necessita de se fazer visível no mundo, especialmente num mundo chamado Brasil...
    Obrigada Selmo, bem hajas sempre!
    Envio um abraço pelas ondas do mar que nos une.
    1 de junho de 2009
    *****
    Selene disse...
    É com imenso prazer que aqui deixo minhas palavras de admiração e respeito para o amigo SELMO VASCONCELOS que sempre envolvido com a cultura e que une poetas não só do BRASIL MAS DO MUNDO isto é uma gloria para todos nós, obrigada pela oportunidade que dá a todos os poetas na divulgação dos trabalhos que JESUS te abençoe sempre. Selene Antunes
    1 de junho de 2009
    *******************
    Madalena Barranco disse...
    Olá Selmo querido!!! Parabéns pela iniciativa que faz bem ao coração de todas as belas letras. A literatura agradece, e eu juntamente com a minha turminha de criaturas fantásticas do blog Flor de Morango Prosa e Poesia, também agradecemos e cumprimentamos você & Cia. Literária. Sucesso!!
    ******************
    Maria Aparecida disse...
    CARO SELMO,

    Você é sem dúvida, orgulho para Porto Velho-RO
    Atuante de sucesso e merecedor dos belos pre
    mios conquistados, sempre abre as portas dos
    seus espaços culturais, oferecendo oportunida
    de de divulgação dos trabalhos literários.
    Os escritores agradecem esse incentivo ímpar.
    ******************
    Beijos!
    CIDA LORO
    Poetisa de Santos-SP
    ****************
    ligia disse...
    É com muito orgulho que deixo aqui um grande abraço para meu querido primo e sinto-me honrada de ter na família uma pessoa de tão grande sensibilidade poética.
    Parabéns pelo belo trabalho junto aos nossos grandes poetas!
    Beijos!
    Ligia
    1 de junho de 2009 12:19

    SELMO VASCONCELLOS disse...
    Luciana
    Selmo, bom dia! Parabéns pela criação da Academia! Bela homenagem a nossa querida Chris!
    Amigo, tenho um convite muito especial para você. Criamos um blog para a comunidade "Discutindo Literatura", específico para publicação de crônicas. Aceita participar como autor?
    O link:
    http://discutindoliteraturacronicas.blogspot.com/
    Caso nos dê a honra de participar deste projeto cultural, por favor, me avise para qual endereço de email (tem que ser um que você já tenha conta no google, pra facilitar, ou no blogspot), e mando o convite pra você aceitar e já pode postar.
    Cada autor poderá postar até uma vez por dia, sem obrigatoriedade de escrever todo dia, claro.
    Aguardo sua resposta.
    Forte abraço
    2 de junho de 2009
    ************************
    Rodolfo Caruso disse...
    Parabéns aço aço aço
    por essa magnifica iniciativa
    Salve poeta!
    Rodolfo
    2 de junho de 2009
    ********************

    ResponderExcluir
  3. Comentários:
    SELMO VASCONCELLOS disse...
    Walnélia:
    Querido Selmo,
    Parabéns por tudo, amigo!Tua participação no mundo cultural é brilhante!
    Ficou maravilhosa!
    bjs
    3 de junho de 2009 17:02

    SELMO VASCONCELLOS disse...
    Joao Paulo:
    Meu caro amigo me sinto muito honrado com sua homenagem ao tempo que o felicito por mais esta iniciativa de divulgar a cultura e os escritores.
    Me encontro em Porto Velho e vou fazer uma visita ao ilustre amigo amanhã.
    Um abraço meu amigo.
    3 de junho de 2009 17:02

    SELMO VASCONCELLOS disse...
    Leila Miccolis 1:
    Amigo queridíssimo, já escrevi lá, vou colocar também no meu blog, e estou divulgando aos amigos. Fico muito alegre de você lembrar-se de mim sempre, e com tanto carinho. Beijo, Leila
    3 de junho de 2009 17:03

    SELMO VASCONCELLOS disse...
    Maria Aparecida:
    Olá Selmo,

    Estive no seu blog e postei comentário.
    Parabéns; é sempre um prazer estar nos seus espaços.

    Beijos. CIDA LORO
    3 de junho de 2009 17:03

    SELMO VASCONCELLOS disse...
    Josefina:
    Selmo

    já coloquei nos favoritos e vou ler na hora do meu recreio...

    já vi referência a velhos amigos ali e sei que vou gostar. Grata!

    abraços
    3 de junho de 2009 17:04

    SELMO VASCONCELLOS disse...
    Concha Rousia *:
    Selmo, querido amigo, bem hajas!

    Deixo para ti e para o teu labor pola cultura, a beleza, a vida... , que nunca me deixa de impressionar umas palavras de outro Vasconcellos, que chegaram a mim hoje por acaso, e eu achei providenciais...
    Com um grande abraço.

    Leite de Vasconcellos:

    «Os artistas adivinham muitas vezes o que, por outro lado, os investigadores de História descobrem a custa de fatigante labor cerebral».
    3 de junho de 2009 17:04

    SELMO VASCONCELLOS disse...
    Cristina:
    Já estou inserida no seu blog, sou agora uma seguidora!!!
    3 de junho de 2009 17:05

    SELMO VASCONCELLOS disse...
    Máyda:
    Parabéns, Selmo. O blog é lindo e o painel de ex e atuais colaboradores me encantou!
    3 de junho de 2009 17:05

    SELMO VASCONCELLOS disse...
    Marisa:
    Isso reflete a importância do seu trabalho de divulgação literária. Os seus blogs estão ótimos mesmo!!!
    3 de junho de 2009 17:06

    ResponderExcluir
  4. SELMO VASCONCELLOS disse...
    Mauricio ( BIAFRA ):
    Selmo ,tentei postar o meu comentário no blog, não obtive exito,talvez
    por não ter tanta competência nas artimanhas da informática. Mas deixo
    aqui pessoalmente as minhas impressões:
    Selmo,foi um grande prazer conhecer esse blog que enriquece as
    relações entre as pessoas que levam a sério a cultura nesse
    país.Parabéns.
    3 de junho de 2009 17:07

    SELMO VASCONCELLOS disse...
    Sônia:
    Parabéns mais uma vez Selmo. Foi um prazer visitar a Academia. Abraço grande!
    3 de junho de 2009 17:07

    SELMO VASCONCELLOS disse...
    Nei:
    A honra é minha, amigo Selmo. Parabéns pela militância. Abs.
    3 de junho de 2009 17:08

    SELMO VASCONCELLOS disse...
    Visite o Blog:
    Estou em seu blog em comentário e como seguidor,amigo Selmo.

    Abraços do RoN
    3 de junho de 2009 17:08

    SELMO VASCONCELLOS disse...
    ANA:
    Olá Selmo! Foi uma surpresa para mim o seu convite!
    Espero poder honrar o teu convite.
    Um grande abraço!
    Ana Wagner
    3 de junho de 2009 17:09

    SELMO VASCONCELLOS disse...
    MARCIESCRITORA:
    Adorei o seu Blog. maravilhoso, vi meu amigo e editor o João Scortecci, pessoas realmente ilustres, fico muito feliz de ter pessoas como você, como meu amigo é uma grande honra pra mim, meus parabéns, beijos!!!
    3 de junho de 2009 17:09

    SELMO VASCONCELLOS disse...
    Eurídice:
    Está imenso de tanta beleza este Blog Acadêmico.
    Amigos e nomes de muito valor!
    Parabéns!!
    3 de junho de 2009 17:10

    ResponderExcluir
  5. SELMO VASCONCELLOS disse...
    Neusa:
    Selmo, está maravilhosa a Academia! Quanta gente boa e importante ali! Não sei nem como agradecer a você a minha presença lá. Só sei dizer que o seu trabalhoso é maravilhoso e importante demais para a nossa cultura.
    Que Deus lhe abençõe sempre por esse trabalho tão importante e que não pede nada em troca, apenas se sente recompensado com a semente que planta e que germina em versos.
    Um abraço, ammigo, você é ímpar, viu?
    3 de junho de 2009 17:10

    LeinecyPereiraDorneles disse...
    Querido amigo,
    Obrigada pelo convite, deves somente me orientar de como proceder.
    Adorei este teu lindo espaço recheado de talentos e amigos de tanto tempo.
    Fiquei emocionada de ver amigos que me correspondia na época das cartas, e muitos já não estão aqui conosco...
    É uma brilhante idéia sua em reunir pessoas que comungão os mesmos ideais e falam a mesma linguagem.
    Parabéns! Realmente sempre fostes e és um desbravador da nossas cultura.
    Parabéns! Que DEUS te abençõe sempre.
    Um beijo carinhoso de tua amiga de tanto tempo, aqui da Praia do CASSINO-RIO GRANDE-RSUL.
    5 de junho de 2009 05:23

    Olhar feminino disse...
    Selmo,
    vejo como sua Academia está repleta de pessoas queridas e importantes.
    Gente merecidamente homeageada por esta Militãncia INCANSÁVEL, Praticada por SELMO vASCONCELOS,em nome da Poesia de todos nós.
    Temos muito a AGRADECER.
    5 de junho de 2009 08:32

    ResponderExcluir
  6. Efigênia Coutinho disse...
    SELMO VASCONCELLOS, por indicação da grande escritora Vânia Diniz, aqui vim , e somente poderia elogiar seu belo trabalho Literário, onde somente vem a somar ao mundo das letras, meus cumprimentos a você e todos que aqui participam deste evento.
    Com admiração e respeito,
    Efigênia Coutinho
    Escritora
    8 de junho de 2009 23:35

    Doroni Hilgenberg disse...
    Querido amigo Selmo,
    Que prazer enorme encontrá-lo aqui e poder compartilhar com vc dessa conquista e ficar conhcendo o Sr. Euro Tourinho essa figura divina que se não me engana é padrinhos dos poetas não?
    bjs e saúde e sucesso aos dois.
    Doroni
    11 de junho de 2009 10:23

    Zacarias Martins disse...
    Caríssimo Selmo,
    Parabéns pelas brilhante iniciativa.

    Desejo pleno sucesso a você.
    11 de junho de 2009 11:41

    SONINHA PORTO disse...
    Meu querido Selmo,você há muito faz um ativismo cultural de peso neste País, honrada demais de ter crecebido um exmplar teu, com meus escritos, são momentos que jamais vou esquecer. Sucesso sempre meu amigo!
    16 de junho de 2009 13:49

    Ademar Oliveira de Lima disse...
    Estive por aqui em visita ao seu blog!! Abraços Ademar!!
    9 de julho de 2009 16:24

    Anne Lieri disse...
    Parabéns ao Selmo e todos os membros da Academia por esse importante blog!Abraços,
    25 de fevereiro de 2010 10:27

    Dora Dimolitsas disse...
    Selmo meu querido
    e dileto amigo, agora Confreiro,sinto-me honrada em fazer parte desta brilhante Academia,muito obrigado até como alguém que participou de tantas atividades na
    Cidade sinto-me prestigiada e muito feliz.
    Quando vai ser a posse, infelizmente você terá que tomar posse no meu lugar e me mandar os documentos para que eu possa colocar no meu quadro de Prêmios e Academias
    Um abraço E muito obrigada Abraços Dora Dimolitsas
    9 de outubro de 2010 07:48

    Hélio disse...
    Esta postagem foi removida pelo autor.
    9 de outubro de 2010 09:08

    Hélio disse...
    Amigo, Selmo, fiz um tour por todas as cadeiras da Nova Academia Momento Lítero Cultural e, como foi bom deparar com tantos intelectuais que engrandecem a cultura deste país com sua arte, como Leila Mícolis, José Nêumanne Pinto, Rogério Salgado, Byafra e tantos outros ali imortalizados. Parabéns pela inteligente e já consagrada Academia Momento Lítero Cultural. Abraços.
    9 de outubro de 2010 09:15

    poetas de rondonia disse...
    Prezado amigo Selmo:

    Grande honra e satisfação integrar teus projetos de vida, tuas incursões culturais; como tudo que fazes é grandioso, nobre e de uma riqueza descomunal e inefável para a literatura nacional e universal, conte comigo...Sempre!
    Parabéns! Deus te ouça, te ilumine e te guarde!
    9 de outubro de 2010 13:06

    Zacarias Martins disse...
    Meu caro Selmo, minhas congratulações pela bela iniciativa, desejando-lhe pleno sucesso nessa nova empleitada. (www.zacamartins.wordpress.com)
    9 de outubro de 2010 15:52

    Comendadora Adaljiza disse...
    Ola Selmo meus parabens pelas linda iniciativa ,ja tenho conhecimento de muitos anos de sua dedicaçao a arte,vc e um mestre a muitos..meus parabens
    10 de outubro de 2010 09:54

    ResponderExcluir
  7. A wild blumen disse...
    Descobri esta brilhante e incrível iniciativa no perfil da querida Cecília Fidelli, e não poderia deixar de cumprimentar por reconhecer e dar oportunidade a tantos poetas iluminados e geniais, a maioria fora até das editoras que cobram alto por seus serviços, nunca acreditando em seu talento.

    Semeia fagulhas
    teu adubo é o carinho
    e colheremos luz!

    Parabéns Selmo!
    16 de outubro de 2010 12:10

    Rogério H.P Pontenegro disse...
    Venha conhecer o Arena Fantástica
    Site a dedicado a Literatura Fantástica Brasileira

    Site oficial:
    http://www.arenafantastica.com

    23 de outubro de 2010 17:49

    silviaraujomotta disse...
    Selmo Vasconcellos,
    colocamo-nos parceiros, à sua disposição para divulgar a NOVA ACADEMIA MOMENTO LITERO CULTURAL:

    CONFIRA:
    http://clubedalinguaport.blogspot.com/2011/05/selmo-vasconcellos-homenagem-acrostica.html

    ResponderExcluir
  8. Que trajetória linda de cultura e sucesso! Parabéns, nobre pessoa! É uma honra poder contar com seu carinho e amizade. Deus o abençoe sempre amigo Selmo Vasconcellos!

    ResponderExcluir